Tudo o que você precisa saber sobre os testes de proficiência de inglês

O conhecimento da língua inglesa é fundamental para quem quer alcançar o diferencial no mundo dos estudos, no mercado de trabalho e o mais importante, para se comunicar nessa nova era globalizada. Porém, o domínio do idioma deve ser atrelado a uma certificação de proficiência, isso porque os certificados emitidos por instituições isentas e internacionais legitimam as habilidades dos candidatos de se comunicar em graus específicos em outras línguas que não a sua nativa. Isto é, comprovam a veracidade do seu conhecimento e os níveis de entendimento em relação à conversação, compreensão, leitura, escrita entre outros quesitos, necessários para o entendimento de uma aula, para a comunicação com os colegas, para a leitura de documentos e para a escrita de trabalhos, por exemplo, que faculdades, universidades e empresas querem encontrar nos candidatos que analisam.

Tenha em mente que não existe um exame de proficiência melhor que outro, mas sim um que se adeque melhor a sua necessidade. Ou seja, de acordo com o seu objetivo. No caso de você trabalhar em uma empresa no qual um exame específico é exigido, estude para fazer esse exame. Caso você pense em fazer um MBA, mestrado ou uma mobilidade acadêmica, é importante que você se informe sobre qual o tipo de exame é requerido, para que possa se preparar para ele com antecedência.

Se obter uma certificação internacional é um objetivo pessoal, aconselhamos a buscar o que melhor atende as suas necessidades e a sua realidade. Procure o centro que realiza os exames mais próximos da sua casa, pesquise qual é melhor para a sua formação, tanto em inglês, quanto universitária.

Lembre-se os certificados emitidos por cursos de idiomas no Brasil não são reconhecidos por empresas nem Universidades, por isso, é recomendável a obtenção de uma certificação internacional.

– Tipos de certificação:

Existem uma variedade de exames de proficiência, com diferentes formatos, pontuações, no tipo de inglês avaliado (específico, geral, profissional). Por isso, é necessário pesquisar cada tipo, e buscar aquele se encaixa no seu perfil, ou o que for exigido, and get ready for it!

As mais conhecidas são: TOEFL, TOEIC, administrados pela ETS; FCE, CAE, CPE, administrados pela University of Cambridge; e o IELTS administrado pelo British Council, IDP e University of Cambridge.

 

  1. TOEFL – Test of English as a Foreign Language

Link: https://www.ets.org/pt/toefl

O TOEFL possui duas modalidades, o IBT e o ITP, os dois possuem a mesma finalidade, atestar se uma pessoa consegue se expressar no idioma e se o compreende em totalidade. Ou seja, TOEFL aponta quesitos mínimos para que um aluno esteja a apto ao ensino superior em inglês.

– TOEFL IBT- Interned Based Test

É um exame que avalia as quatro habilidades (Listening, Reading, Speaking e Writing) necessárias para alguém fluente em inglês. A duração do teste é de aproximadamente 4 horas.

– TOEFL ITP- Institutional Testing Program

Ele é realizado em papel, em vez de um sistema online. Essa modalidade abrange apenas as sessões de Listening e Reading e uma breve sessão de “Estrutura da Língua”, sendo que todas as questões são de múltipla escolha.

  1. TOIC – Test of English for International Communication

É um exame para comunicação internacional, que mede a proficiência em inglês de um estrangeiro em situações cotidianas, e principalmente em situações voltadas ao mercado de trabalho. É desenvolvido a partir de exemplos do inglês falado e escrito, coletado em países diversos.

  1. FCE – First Certificate in English

O teste leva em consideração conhecimentos de nível intermediário superior e comprova que a pessoa está apta a usar o inglês para atividades como trabalhar ou estudar. O exame é divido em 5 partes, Reading (1 hora), Writing (1 hora e 20 minutos – são duas redações), Use of English (45 minutos), Listening (40 minutos) e Speaking (14 minutos).

  1. CAE – Certificate of Advanced English

É um exame para quem precisa comprovar alto desempenho no idioma. A prova destina 1h30 para Reading e Use of English; 1h30 para Writing; aproximadamente 40 minutos para Listening e 15 minutos para Speaking.

  1. CPE – Cambridge English: Proficiency

É o mais avançado dentre as opções voltadas para o objetivo dos estudos e é destinado para aqueles que possuem habilidades próximas de um usuário fluente no inglês. O tempo de prova é similar ao CAE, com apenas um minuto adicional na avaliação de Speaking. Seu certificado é de nível C2 – o mais elevado no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas.

  1. ILTS

É uma certificação de proficiência em inglês amplamente reconhecida, principalmente na Europa. No exame IELTS, a prova oral é feita com a intermediação de um examinador – diferentemente do que acontece na certificação TOEFL, em que o teste é feito via computador. O teste avalia as quatro habilidades (Listening, Reading, Speaking e Writing), o seu formato é Listening (30 minutos), Reading (60 minutos), Writing (60 minutos), Speaking (11 a 14 minutos).

– Qual a diferença entres os exames existentes?

Os exames existentes atender as mais variadas necessidades. KET, PET, FCE, CAE e CPE avaliam o inglês de modo geral. O IELTS e o TOEFL avaliam o inglês para fins acadêmicos. Tem ainda os BECs, BULATS e TOEIC para o mundo dos negócios. A diferença entre eles está no formato, no modo de darem os resultados finais, no tipo de inglês sendo avaliado (específico, geral, profissional, etc.).

 

 

Deixe um comentário