A importância do voluntariado para vida profissional.

O trabalho voluntário é uma experiência excepcional. Ele promove um grande impacto na vida das pessoas envolvidas. Costuma-se dizer que o voluntariado é uma via de mão dupla, isto é, o voluntário doa sua energia e criatividade mas ganha em troca contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de viver outras situações, aprender coisas novas, satisfação de se sentir útil. Mas os prós de um trabalho voluntário vão muito além.

Ser voluntário auxilia no desenvolvimento de várias habilidades no indivíduo, tais como a criatividade, poder de decisão, solidariedade, capacidade de identificação de um problema, e maneiras para solucioná-los, capacidade de ação, trabalho em grupo, entre outros.

Ao ampliar seus horizontes, você está desenvolvendo e trabalhando questões muito apreciadas no mercado de trabalho. Isto é, o voluntariado proporciona experiência de trabalho, e além disso,  vai mostrar ao seu futuro empregador que você busca crescimento independente da remuneração, que sabe trabalhar em equipe, é proativo, entre outras caraterísticas que o mercado de trabalho aprecia.

Dentro da área da saúde, a abordagem de valores altruístas na atual conjuntura social é de extrema importância. Pois, geralmente, os profissionais da área de saúde e exatas costumam limitar-se a um conhecimento específico, o que reflete no desenvolvimento profissional. Por esse motivo, a atuação em trabalhos voluntários é importante, pois auxilia na formação, no crescimento e no aperfeiçoamento de habilidades, imprescindíveis, tanto para a carreira, como para o crescimento pessoal.

Venha conhecer o Emescam Mundi e nosso programa de voluntariado para a África do Sul. Complemente sua formação com essa maravilhosa experiência que reúne em um só lugar cultura, história, praia, atividades exóticas.

Deixe um comentário